CIDADES
13.10 - 10h34min
A
A
A
Prefeitura de Umuarama corta árvore que abrigava colônia de abelhas na Av. Paraná

Umuarama - 
Após avaliação técnica do setor de Animais Sinantrópicos, Venenosos e Peçonhentos (ASVP) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), bem como de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, duas árvores foram retiradas nesta semana da calçada da Avenida Paraná, próximo ao cruzamento com a rua Governador Ney Braga. Além de estarem comprometidas e com risco de queda, uma delas apresentava uma enorme colmeia de abelhas do gênero Apis melífera, que representam risco de saúde em caso de ataque a pessoas alérgicas.

A avaliação foi realizada após reclamação recebida no início de setembro deste ano. Conforme o relatório, foi impossível aproximação devido à conduta agressiva das abelhas. “Notamos agravantes como a alta temperatura, proximidade de grande movimento de pessoas, período de floração das árvores – o que atrai as abelhas – e tivemos informação de ataques, relatados por pessoas que trabalham ou moram nas proximidades. Elas também costumavam invadir uma loja de perfumes vizinha”, relatou o biólogo Gilberto Aguiar, que é agente ambiental da Covisa.

Exemplares das abelhas foram enviadas para análise no Laboratório de Morfologia e Fisiologia em Saúde (Lamorfi). Após avaliação de um apicultor, a equipe concluiu que a intervenção deveria ser a retirada a árvore, que além de estar tombada na direção da avenida ainda estava infestada de abelhas e apresentava sérias rachaduras no tronco, com indicações de que o centro do caule estaria secando.

“Diante desta situação, a decisão foi pelo corte da árvore e transporte do tronco até o aterro sanitário municipal, para retirada da colmeia em segurança, alojamento em caixas e transporte para um local apropriado, o que foi realizado nesta segunda-feira, 9”, explicou o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, que acompanhou o planejamento da ação. O corte ocorreu no período noturno, quando as abelhas ficam mais calmas, e a operação foi realizada com sucesso.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama
Fotos: Divulgação/ Igor Corrêa

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: