CIDADES
07.10 - 13h17min
A
A
A
Desobstrução de galerias pluviais e bueiros avança para outras regiões de Umuarama

 

Umuarama - 
A Prefeitura vem realizando melhorias na drenagem pluvial em vários pontos de Umuarama. Uma das ações, que tem produzido um resultado bem positivo, é a desobstrução de galerias que há mais de 20 anos estavam completamente bloqueadas por terra, pedras e entulho no centro da cidade, reduzindo drasticamente a capacidade de escoamento da rede e provocando grandes alagamentos a cada chuva.

Nesta semana, foi concluído o serviço na Rua Governador Ney Braga, entre a Ministro Oliveira Salazar e a esquina com a rua Dr. Rui Ferraz de Carvalho, próximo ao Paço Municipal. “Esta região tem grande movimento de veículos, por ser uma das artérias do nosso trânsito. Com esse trabalho, não foi necessário abrir grandes buracos e interromper o tráfego, nem bloquear o acesso aos comércios. Tubulações antigas de grande dimensão estavam obstruídas devido à falta de limpeza e manutenção. Agora estão liberadas, funcionando normalmente, e ajudarão a reduzir o risco de alagamento”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

Algumas aberturas na rede de galerias pluviais, feitas para a execução da limpeza, foram fechadas nesta semana e o asfalto recuperado. O serviço foi realizado por uma empresa especializada em desentupir bueiros e tubulações – contratada pela Prefeitura mediante licitação – que utiliza jatos de alta pressão e uma potente bomba de sucção para aspirar a terra de dentro dos tubos e liberar a passagem das águas.

O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, explicou que na rua Ney Braga a empresa liberou uma galeria com duas redes de tubos de 1 metro de diâmetro cada, que há décadas estava inutilizada. “Liberar essas tubulações é como construir uma nova rede de galerias com grande capacidade de escoamento. Os tubos estavam lá, mas não funcionavam devido à obstrução. Com a limpeza, já notamos diferença com a ocorrência das chuvas dessa semana”, afirmou o secretário.

Isamu disse que a região recebe um grande volume de águas pluviais desde a região do campus sede da Unipar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Praça Santos Dumont. “A ação pode não resolver em definitivo o alagamento, mas vai amenizá-lo e acredito que teremos problemas apenas em chuvas muito fortes mesmo”, afirmou. A desobstrução terá continuidade rede acima, em direção ao Hemonúcleo e o Umuarama Country Club, e depois nas ruas Piuna, Marabá, Bom Sucesso e avenidas Manaus e Padre José Germano Neto Júnior, entre outras.

Além das galerias, a empresa está desobstruindo centenas de bocas de lobo entupidas, que também comprometem o escoamento pluvial. “Contratamos 500 horas/máquina para limpeza de bueiros, caixas de ligação, poços de visita e galerias pluviais”, acrescentou o secretário, utilizando equipamento mecânico de aspiração, hidrojato e sucção por meio de bombas, com acionamento hidráulico. “O investimento, de R$ 174 mil, é bem inferior à implantação de novas galerias e vai surtir praticamente o mesmo efeito sem causar nenhum transtorno à população nem ao comércio. Vamos levar esta solução para outros locais da cidade e construir galerias apenas onde for estritamente necessário”, finalizou Isamu.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: