NACIONAL
03.08 - 12h41min
A
A
A
Temperaturas voltam a cair no Paraná e há risco de geada

O Paraná pode voltar a registrar geadas neste final de semana. Segundo o Simepar, na sexta-feira (4), as temperaturas caem. Há possibilidade de formação de geada principalmente no sul, região central, entre Palmas e Guarapuava. O fenômeno está previsto para ocorrer entre sexta-feira e sábado (5).

Entre as culturas, a que mais tem sofrido com o clima é o trigo, que tem quebra estimada em 6%. Segundo o Deral, 56% da área do grão segue vulnerável. O plantio foi concluído, com 56% em boas condições, e a maior parte nas fases de desenvolvimento vegetativo (33%), floração (30%) e frutificação (32%).

Frente fria

Uma frente fria que estava sobre Uruguai e Argentina avançou nas últimas horas sobre o Brasil, trazendo, novamente, a chuva para o estado. Porém, em intensidades baixas. Nesta quinta-feira (3), o sol apareceu em várias regiões. No litoral e Norte Pioneiro, as chuvas foram mais frequentes.

Para hoje, o Simepar alerta para o risco de temporais em todo Paraná. Os ventos podem chegar a 70 km/h na região central, litoral e região de Curitiba. As chuvas devem ser mais intensas durante a madrugada. Durante a manhã, a chuva se concentra no norte do estado.

Depois da chuva, as temperaturas devem cair. Ao longo da sexta-feira (5), o tempo volta a ficar estável em todas as regiões com a chegada da massa de ar frio e seco. Porém, o frio não deve ser intenso – na maioria das regiões, as mínimas ficam próximas dos 8ºC e as máximas dos 20ºC.
Segundo o Simepar, apenas entre o centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba o frio será um pouco mais rigoroso. Entre o setor leste e as praias paranaenses, a nebulosidade fica variável, enquanto, no interior, o dia deve ser ensolarado.

Estimativa da safra

Por causa das geadas e do tempo seco das últimas semanas, o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) reduziu a estimativa de produção de grãos para o estado. Segundo a última projeção, o estado deve produzir 40 milhões de toneladas na safra 2016/17, além de uma área de plantio menor. A expectativa anterior era de 42 milhões de toneladas.

Levantamento semanal

Segundo o último levantamento do Deral, de 31 de julho, a colheita da batata segunda safra está próxima do fim (95%), a do café alcançou 70% e a do milho cerca de 57% da área plantada. O plantio do trigo foi concluído, mas apenas 56% está em boas condições, assim como a cevada.

Deral


Fonte: Paraná Portal /  Mariana Ohde
Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: