CIDADES
10.06 - 16h14min
A
A
A
Ampliação de galerias deve eliminar alagamentos na Parigot de Souza

Umuarama - 
Em medida emergencial, a Prefeitura de Umuarama está construindo 85 metros de galerias pluviais com tubos de 1,20 metro de diâmetro no interior do Bosque dos Xetá, no baixadão da Avenida Parigot de Souza. A obra, iniciada na última terça-feira, 6, deve ficar concluída nas próximas duas semanas conforme informou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. “O objetivo é eliminar os alagamentos, que ocorrem em períodos de chuva forte, naquele trecho”, explicou.

Além do secretário, o prefeito Celso Pozzobom e o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Elídio Pavan, visitaram as obras nos últimos dias. Além da tubulação com grande capacidade de escoamento, a Prefeitura vai implantar uma boca de lobo com 12 metros de largura, para captar o grande volume de água das chuvas que escoa para a região. A ampliação das galerias será ligada em tubulação de grande porte, já existente no bosque.

“É necessário ampliar em muito a captação pluvial na Parigot de Souza. O local recebe uma enorme quantidade de água das chuvas, porque as galerias da região não suportam o volume”, informou Isamu Oshima. Com isso, a água corre por cima do asfalto desde a Estação Rodoviária, proximidades do Hospital Cemil e início da Avenida Paraná, e fica represada quando chega no bosque. “Mas com a nova galeria, o problema será resolvido. Os alagamentos no baixadão da Parigot de Souza serão eliminados, mesmo que ocorra uma chuva torrencial”, prevê o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom solicitou um levantamento da Secretaria de Obras sobre os locais onde é possível melhorar o escoamento da água das chuvas com investimentos relativamente pequenos. De acordo com o secretário, emissários podem ser melhorados bem como pequenos trechos podem receber reforço nas galerias.

Mas alguns pontos, como o encontro das avenidas Brasil, Guanabara e Parigot de Souza, e também a Zona 2, que escoa no Bosque dos Xetá pela Avenida Castelo Branco, é necessário um grande investimento. “São trechos extensos de ruas e calçadas que precisam ser abertos, para a implantar tubulação de grande capacidade. Isso exige muitos recursos”, afirmou.

Na Avenida Brasil, imediações da Prefeitura e Banco do Brasil, as galerias serão limpas e restauradas. “Neste trecho, a capacidade de escoamento está comprometida pelo entupimento de parte das galerias. A limpeza, com equipamentos apropriados, vai amenizar os alagamentos. Estamos licitando uma empresa especializada para este serviço”, completou Isamu Oshima.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama
Fotos: José Anselmo Sabino/ PMU

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: