CIDADES
08.06 - 15h06min
A
A
A
Reforma na Unidade de Saúde do Guarani deve ficar pronta em 90 dias

 

Umuarama - 
A Prefeitura de Umuarama iniciou na última semana uma reforma completa na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Residencial Guarani. Em breve, a população daquela região terá uma ótima estrutura para a saúde pública, que hoje atende de maneira improvisada em uma casa alugada. Conforme o prefeito Celso Pozzobom, o município está investindo R$ 168 mil nas obras de adequação, que incluem uma nova cobertura, pintura e outros serviços.

Segundo o prefeito Celso Pozzobom, a expectativa é de que em três meses o posto esteja pronto para retomar o atendimento à população. “Aquele posto de saúde está fechado há muito tempo, por conta dos problemas estruturais que surgiram pouco depois de ser entregue para a utilização. Logo teremos aqui uma unidade de saúde em perfeitas condições para acolher os moradores do Guarani e bairros próximos, que precisarem de atenção médica básica”, afirmou. “Aos poucos reorganizamos a administração e a saúde já começa a sentir os efeitos positivos da nova gestão”, disse.

Nesta reforma, a UBS do bairro terá toda a cobertura substituída por telhas metálicas, do tipo termoacústicas (sanduíche) e receberá nova pintura interna e externa. Além disso, serão substituídos lavatórios e bacias sanitárias com defeito, portas e janelas. “Vamos instalar ainda forro de PVC e refazer as instalações hidráulica, elétrica e lógica (rede de comunicação). O prazo de execução dos serviços é de 90 dias e a obra terá recursos próprios”, informou o diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Jefferson Oncken da Silveira.

No final de abril, o prefeito Celso Pozzobom entregue um veículo zero-quilômetro para agilizar o atendimento da unidade de saúde na região da Praça Anchieta e Conjunto Guarani. Na ocasião, o prefeito alertou para a grande quantidade de consultas com médicos especialistas que estão sendo perdidas pela população. “Muitos pacientes batalham para conseguir uma consulta especializada e, quando chega o dia, simplesmente não aparecem. Com isso, outros que estão na espera acabam prejudicados e o município tem de pagar por procedimentos não realizados”, lamentou. Cerca de 30% das consultas e exames acabam perdidos a cada mês.

A secretária de Saúde do município, Cecília Cividini, afirmou que os veículos serão muito úteis para os postos de saúde, “pois vão auxiliar as equipes nas visitas domiciliares e demandas da unidade”. Lembrou que quatro veículos foram comprados com emendas parlamentares e contrapartida do município. Para a reforma, Pozzobom lembrou que a Prefeitura utilizará recursos economizados pela Câmara e devolvidos ao município, na gestão da vereadora Maria Ornelas.


Fonte: Secretaria de Comunicação - Secom / Prefeitura de Umuarama
Fotos: José Anselmo Sabino/ PMU

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: