CIDADES
11.01 - 12h07min
A
A
A
Vacina contra o HPV para meninos está disponível nos postos de saúde de Umuarama

Umuarama - 
Meninos de 12 a 13 anos de Umuarama já podem receber a vacina contra o HPV. Desde a última segunda-feira (09) as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

No Paraná, 191,8 mil meninos da faixa etária referente, além de 5,2 mil jovens que vivem com HIV/AIDS estão aptos a receber a vacina. Em Umuarama, a secretaria ainda não possui uma estimativa de quantos meninos devem ser imunizados.

Até 2016 a imunização era feita apenas em meninas. A decisão de ampliar a vacinação para o sexo masculino foi oficializada pelo Ministério da Saúde no ano passado e está de acordo com as recomendações das Sociedades Brasileiras de Pediatria, Imunologia, Obstetrícia e Ginecologia.

A estratégia tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. De acordo com a Coordenadora da Imunização da secretaria, Laís Bonetti, a procura pela vacina nos postos ainda está sendo baixa. “Por enquanto a procura está baixa, vamos começar as campanhas de divulgação junto com a volta às aulas”, destaca. A coordenadora lembra que no momento da vacinação é necessária a apresentação da carteirinha de imunização e de um documento de identificação.

DOSES

O esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

MENINAS

Outra novidade é a inclusão das meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas. Até o ano passado, a faixa etária para o público feminino era de 9 a 13 anos. Desde a incorporação da vacina no Calendário Nacional, em 2014, já foram imunizadas 5,7 milhões de meninas com a segunda dose, completando o esquema vacinal.

Este quantitativo corresponde a 46% do total de brasileiras nesta faixa etária. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.


Fonte: Jornal Tribuna Hoje
Foto: Divulgação 

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2014
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: