CIDADES
07.01 - 11h31min
A
A
A
Maria Ornelas é primeira mulher da história a presidir o Legislativo de Umuarama

Umuarama - 
A professora Maria Ornelas, que já foi vereadora no Município de Altônia na gestão 2009/2012, se elegeu em Umuarama nas eleições de outubro no ano passado com quase 900 votos, é a nova presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Umuarama. Ao lado dela, como 1ª secretária está outra professora, Ana Carla Novaes, eleita com mais de 1600 votos.

A Câmara de Vereadores de Umuarama será comandada por duas professoras e por dois vendedores. Noel do Pão, como vice-presidente e Ronaldo Cruz, 2º secretário. Segundo a presidente, ela está bem amparada no que se refere á comunicação com o público.

“Estamos com duas professoras, que lidam diretamente com o público na área da educação e dois vendedores. Um deles que se comunica com a população no comércio (Ronaldo), e diretamente com a comunidade de porta em porta (Noel)”, reflete.

As circunstâncias também marcam a história política do Município, já que Maria Ornelas é a primeira mulher à presidência da Casa de Leis. Para ela, a posição ocupada junto a vereadora Ana Novaes significa confiança e o desejo de mudança. “Isso é muito importante, pois estamos sendo um reflexo da mudança tão pedida pela população”, expõe, lembrando sobre a mudança em 80 % dos vereadores.

Nos primeiros contatos com os representantes eleitos que já assumiram suas cadeiras na Câmara, Ornelas tomou sua primeira decisão, que foi também a primeira novidade da nova legislatura: A composição da comissão representativa pelos dez vereadores eleitos. Ao contrário do que era anteriormente. “Todos os eleitos vão poder coordenar os trabalhos durante o recesso, que vai até 14 de fevereiro. Isso é muito importante, pois cada um representa um partido diferente, todos poderão participar das decisões e todos foram favoráveis”, explica.

RENOVAÇÃO

Quanto a renovação do funcionalismo público legislativo, ela lembra que cada vereador tem direito a um chefe de gabinete (assessor) que é escolhido por ele. Já os cargos em comissão que são ligados diretamente às secretarias, poderão sofrer alterações. “Nós vamos fazer todas as alterações possíveis para podermos ter conosco profissionais que tenham condições de executar o trabalho que a gente precisa. Alguns colaboradores permanecerão, são aqueles que já estão prestes a se aposentar e alguns que desenvolvem um trabalho que vem fluindo com qualidade”, afirma, ressaltando o gerenciamento do novo de trabalho.

“O profissional que está aqui há pouco, ou há muito tempo vai trabalhar com o ritmo imposto por esta presidência. O ritmo de quem entrar ou de quem já está – sejam efetivos ou comissionados – será o ritmo que essa presidência vai impor”.

COMANDO

“Somos duas mulheres, professoras, jovens, e sabemos que nossa responsabilidade é muito grande. Já fui vereadora antes e a Ana Novaes foi assessora parlamentar. Pela primeira vez estou numa presidência. Caminho trabalhando seriamente, assumindo os compromissos de campanha como vereadora e, agora a responsabilidade cresce na presidência. Trabalharemos de forma honesta e transparente, com a participação da população e dos demais vereadores”.

EXECUTIVO E LEGISLATIVO

Ornelas ressalta sobre a importância de uma boa conexão entre os poderes. “Se o executivo não vai bem, pode ser porque o Legislativo não está fiscalizado direito, e não apresenta as condições para o executivo trabalhar bem. Queremos trabalhar com esta parceria, mas mantendo nossa independência”, pontua a presidente. Maria Ornelas foi questionada sobre uma provável divisão entre os vereadores, com as bases de oposição e situação, após a formação das chapas em busca da presidência da Câmara. Ela afirma que não existe divisão. “Não tem divisão. Eu vejo que todos os vereadores estão comprometidos em atender bem a população e vão trabalhar da melhor maneira para que isso aconteça”.

ENGRENAGEM POLÍTICA

A vereadora confirma o conhecimento de que a engrenagem política é que movimenta o município de forma constante, ou o mantém estático, como uma máquina. Para que a cidade retome o crescimento econômico é importante o contato constante entre Prefeitura e Câmara. “Numa primeira reunião em que participei junto com o prefeito e toda sua equipe, notei que ele está muito animado, bem como sua equipe. Sabem dos desafios e me coloquei à disposição no sentido de participar e ajudar a resolver da melhor maneira os problemas que eventualmente surgirem”, encerra.


Fonte: Jornal Tribuna Hoje
Foto: Thiago Consoni

 

Deixe o seu comentário
PARCEIROS
Umuarama 24 Horas
Copyright © 2017
Todos os direitos reservados.
44 3624-8479
44 8454-2073
Por: